Apoio Domiciliário Estudo Sobre Cuidados de Saúde

Apoio domiciliário, estudo  sobre a prestação de cuidados de saúde em casa

Apoio domiciliário, estudo  sobre a prestação de cuidados de saúde em casa reduziu os custos em quase 20%, comparativamente aos prestados no hospital.

Bruce Leff, MD, que desenvolveu o modelo Hospital em casa, disse: “Este programa representa o que a reforma da saúde está a tentar alcançar. É um programa que oferece cuidados individualizados e uma assistência clínica de qualidade. O estudo durou um ano e envolveu 323 utentes que optaram pelos cuidados em casa. Os investigadores compararam esses 323 utentes com 1.048 utentes internados no hospital.

Todos os utentes em casa tinham validado critérios de elegibilidade para garantir a sua segurança em casa. O diagnóstico mais comum foi pneumonia. Outros diagnósticos incluídos foram: insuficiência cardíaca recorrente, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infecção urinária, náuseas, vómitos e desidratação. Os Médicos visitaram cada utente diariamente.

Dependendo da condição do utente, o enfermeiro visitou uma/duasvezes/dia os utentes para administrar terapêutica, realização de exames laboratoriais de rotina, realizar procedimentos e fazer ensinos.

Entre as principais conclusões do estudo destacam-se: os utentes no programa de cuidados domiciliário tinham taxas de reinternamento menores, taxas de mortalidade menores, índices de satisfação 10% superiores, custos mais baixos devido aos internamentos mais curtos, menos pedidos de testes laboratotriais ou exames.

Apesar do sucesso do programa Hospital em Casa, disse Leff, a implementação do programa em larga escala tem sido limitada pela suposição de que o cuidado hospitalar é mais seguro.

Sem Comentários

Não existem comentários a esta notícia. Seja o primeiro a fazê-lo !

Deixe uma resposta

Qualquer comentário será previamente analisado e aprovado antes de ser publicado